RSS

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cadernos NEGROS

O livro CADERNOS NEGROS reúne apenas  poemas de autores negros que abordam assuntos como o preconceito racial,a fome,a luta,feminismo,violência urbana,a cultura dos negros.Alguns poemas exaltam a esperança,os sonhos de liberdade,respeito.

Os livros cadernos negro e o último vôo do flamingo se assemelham quando exaltam a esperança e a luta de povos descriminados e mal-tratados em prol do que é certo e  justo.

Abaixo segue um dos poemas que julgo interessante principalmente por ter muito a ver com o Brasil na época da escravidão.

 LINHAGEM (Carlos Assumpção)

Eu sou descendente de Zumbi
Zumbi é meu pai e meu guia
Me envia mensagens do orum
Meus dentes brilham na noite escura
Afiados como o agadá de Ogum
Eu sou descendente de Zumbi
Sou bravo valente sou nobre
Os gritos aflitos do negro
Os gritos aflitos do pobre
Os gritos aflitos de todos
Os povos sofridos do mundo
No meu peito desabrocham
Em força em revolta
Me empurram pra luta me comovem
Eu sou descendente de Zumbi
Zumbi é meu pai e meu guia
Eu trago quilombos e vozes bravias dentro de mim
Eu trago os duros punhos cerrados
Cerrados como rochas
Floridos como jardins



-Nesse poema o poeta exalta Zumbi dos palmares que foi um grande guerreiro na época da escravidão no Brasil .O poema retrata a vontade de revolucionar dos negros inspirados em Zumbi que é uma figura que incentiva sempre a  luta contra a opressão,o trabalho escravo e o preconceito contra os negros.E o poema mostra também que apesar de tantas lutas e aflições esse povo tão descriminado possuia a esperança de uma sociedade mais justa e sem preconceitos.

Ana Carolina S.A.Menezes.

Um comentário:

  1. Conheci Cadernos Negros quando da tessitura de minha Dissertação. A partir daí utilizei essa literatura que versa sobre a vida e os interesses do aluno, sobretudo de Salvador e região metropolitana. Professor não pode sacralizar a Literatura sob a ótica da hegemonia. Quantas descobertas. As lutas nos salvam.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.