RSS

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cadernos Negros

O livro Cadernos Negros - Os Melhores Poemas traz textos escolhidos dos dezenove primeiros volumes da série. Os poemas têm origem dos antepassado e desenvolvem através das poesias,a reflexão sobre a vida e a cultura dos afro-brasileiros,deixando-nos com sedenta ânsia e entusiasmo e fazendo que nos aprofundemos à análise da obra.
Tem como característica retomar às nossas memórias a nascente dos nossos ancestrais afros.Com predominância de temas sociais e históricos, envolvendo violência, miséria, fome, rebeliões classicistas entre outros que fizeram parte da  descendência africana.
Seu principal lema além de tudo está voltado para exaltar temas universais como os sonhos, os amores, a esperança, as lutas, enfim embolsa questões da vida humana em geral.
Possui em sua essência versos animados,vivazes, com as mais variadas sintonias e formas.

EU-MULHER (Conceição Evaristo)

Uma gota de leite
me escorre entre os seios.
Uma mancha de sangue
me enfeita entre as pernas
Meia palavra mordida
me foge da boca.
Vagos desejos insinuam esperanças.
Eu-mulher em rios vermelhos
inauguro a vida.
Em baixa voz
violento os tímpanos do mundo.
Antevejo.
Antecipo.
Antes-vivo
Antes - agora - o que há de vir.
Eu fêmea-matriz.
Eu força-motriz.
Eu-mulher
abrigo da semente
moto-contínuo
do mundo



Nesse trecho da obra é possível identificar uma das características da mesma: o feminismo.
Fala de forma viva a verdadeira face da mulher recalcada, o que realmente ela significa e auto- elogia a mesma como a força movedora do mundo e cita as feições físicas femininas de forma sagaz e fortemente significativa.


Um livro admirável em todo o seu contexto, revelando traços marcantes e provocando emoções, deixando ao leitor o verdadeiro transcender da obra e sua suma importância em todos os aspectos que nele estão inseridos.


Postado por: Marinara Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.